em um jantar a seis mãos

Padrão

E também não foram poucos pratos, nem poucas horas rs. Cada par dessas habilidosas mãos de três grandes chefs talentosos, Antonio Soriano (Chez Nous, de Buenos Aires), Claudemir Barros (Wiella Bistrô, de Recife) e Valter Souza (Verbena, de São Paulo) prepararam três pratos bem especiais em um dos 6 jantares magnos da 9a edição do Semana Mesa SP, promovido pela revista Prazeres da Mesa.

Foto de divulgação
Da esq. para direita: Valter de Souza, Antonio Soriano e Claudemir Barros

Fui à convite da assessoria de imprensa do Verbena, restaurante italiano do hotel Transamérica que participou pela primeira vez desse evento. Foi uma maratona de degustação, com pratos e ingredientes exóticos apresentados. Durante quatro horas de jantar, pude me deliciar com 9 obras de arte harmonizadas com vinhos argentinos. O ambiente do Verbena é clássico e delicado com um leve toque moderno.

Após uma rápida visita à cozinha – a mesma utilizada pelos outros restaurantes do hotel Transamérica  (o Piano Bar e o Anturius, onde é servido o café da manhã e refeições no esquema buffet) e também pelo serviço de quarto-, comecei a degustação com o couvert: um mini pão francês comum e uma manteiga com ervas servida no formato de um suspiro.

Couvert

A primeira entrada servida foi do Valter de Souza,  um Raviolone de javali aux morilles (um molho com funghi) muito saboroso. E que apresentação, hein! Havia até um tomatinho que parecia uma flor. A harmonização ficou com o vinho branco Quara Reserva Torrontés, bem suave. Gostei muito!

Raviolone de javali aux morilles

Quando chegou o Carvão defumado, do Claudemir Barros, levei um susto. Realmente achei que fosse um carvão rs. Ao partí-lo, percebi que se tratava de uma macaxeira em cima de um haddock defumado (um peixe) e molho de colorau. Apesar da criatividade do prato, achei que a mandioca estava muito defumada, com gosto muito forte e o peixe lotado de espinhos. Nem terminei o prato. O vinho branco estava ótimo, um Colomé Torrontés 2011.

Carvão defumado

E finalmente chegou a entrada que mais se destacava no cardápio, a do Antonio Soriano, o Costa atlântica argentina (camarão levemente apimentado, areia de champignons, cepas salteadas, espuma de pinheiro e pinhões). Não sei se foi pela grande expectativa, mas o prato me decepcionou um pouco, o que afetou o paladar geral do prato. Teria ficado mais gostoso se o crustáceo estivesse quente. De qualquer maneira, foi um bom prato. A harmonização foi com um vinho branco Zuccardi Serie A Torrontés, doce e servido bem gelado. Foi o vinho que eu mais gostei.

Costa atlântica argentina

Quanto aos pratos principais, o meu preferido foi novamente o do Valter de Souza, uma posta de robalo com espaguete de pupunha e velouté de tomate e cerefólio (uma erva tipo salsa sem gosto marcante que foi servida frita em cima do peixe). O robalo estava bem sequinho e crocante por fora e macio por dentro. No ponto perfeito!Já o tempero do espaguete tinha algo que não agradou ao meu padadar.  O vinho que o acompanhou foi o RJ Viñedos, Pasion 4 Malbec Rose 2009 que era levemente forte e ácido.

Posta de robalo com espaguete de pupunha e velouté de tomate e cerefólio

Recebi o segundo prato já com um pouco de preconceito, pois não sou tão fã de pato. O único que provei e gostei foi o servido no D.O.M. Feito pelo chef Claudemir Barros, o Tronco de jenipato (pato com chutney de jenipapo e cogumelos desidratados com musseline de inhame e farofa de canela e gengibre) não agradou por estar mal passado. Apesar disso, achei o tempero incrível que combinou com o vinho O.Fournier, Alfa Crux Blend 2004 que é mais encorpado.

Tronco de jenipato

Já estava bem satisfeita quando chegou o Assado argentino do Antonio Soriano. Não consegui identificar todos os ingredientes indicados no cardápio (ojo de bife assado, provoleta, purê de batata e batata doce fumadas, suco de pão grelhado e chorizo, bolo de chimichurri, paple Malbec), mas a carne estava bem passada por fora e gostosa. A batata doce estava levemente oleosa. O vinho combinado foi o Las Perdices Reserva Cabernet Sauvignon 2010.

Assado argentino

Quando chegou a hora das sobremesas já eram bem tarde e eu já estava pra lá de satisfeita, mas foi impossível não comer inteiro esse Mini cake de goiaba com mascarpone ao coulis de jabuticaba do Valter de Souza. Não aparece uma obra de arte? Além disso, o bolo estava tão leve que parecia espuma. A boa notícia é que essa sobremesa entrará para o cardápio fixo do Verbena a partir de 2013, mas o preço ainda não foi definido. O vinho desse e do prato seguinte foi o Santa Ana, La Mascota Late Harvest Riesling 2009.

Mini cake de goiaba com mascaspone ao coulis de jabuticaba

Apesar de deliciosa a sobremesa anterior, confesso que a  minha preferida da noite foi a de Claudemir Barros. Um sorvete em cima de uma casquinha de castanhas de caju com caju confit recheado estava muuuito bom. O prato ainda trazia um pequeno copinho de licor  com gelo seco que para mim foi mais enfeite rs.

Caju, amor, castanhas e perfume

Para terminar o jantar, ainda dei uma leve provada no Cachuachichiua de algarroba, nitrofrutas (lingote de algarroba banhado em chocolate, frutas em nitrogênio e café de tusca). Foi o prato mais feio e menos gostoso. Era uma mousse de espuma de falso chocolate com café, além de um picadinho de manga e kiwi. A harmonização ficou por conta do Gougenheim Winery, Momentos del Valle Pinot Noir 2010.

Cachuachichiua de algarroba, nitrofrutas

O que mais gostei: Do Raviolone de javali, posta de robalo e Mini cake do chef Valter de Souza e o sorvete e casquinha de castanha do Claudemir Barros

O que menos gostei: Do tempo para servir cada prato, o que resultou em um jantar de 4 horas e do Carvão defumado

Verbena – Avenida das Nações Unidas, 18591, Hotel Transamérica São Paulo // Contato:11 5693-4511 //Funcionamento: Abre todos os dias. Almoço: Das 12h às 15h e Jantar: Das 19h às 23h

»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s